Ter, 17 de Set de 2019

Último dia do festival em Esperantina é marcado por entrega de peixes

Governo e Prefeitura entregaram 10 toneladas de peixes em Esperantina

SÁB, 27 DE JULHO DE 2019 16:31:27

Uma multidão se concentrou neste domingo (28), na Arena do Peixe para a entrega de peixes, como parte das atividades do terceiro dia do festival em Esperantina. A ação é realizada pelo Prefeitura Municipal de Esperantina com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (Seaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Paulo Rogério é portador de deficiência e todos os anos se cadastra na prefeitura para receber os peixes. “Ajuda muito, eu e minha família já ficamos aguardando esta data”, afirmou.

O diretor de Fomento à Piscicultura Luciano Brito, a gerente do PAA Jirles Machado, a chefe de gabinete Aline Alencar e a equipe da Seaf participaram da atividade representando a Secretaria, juntamente com a equipe da prefeitura, quando foram distribuídos o total de 10 toneladas de peixes para mais de 3 mil famílias da zona urbana e rural do município.

O coordenador Regional do Emater de Esperantina,mMoacir Gomes Vila Nova, fez questão de reforçar que num evento deste porte a organização requer muita responsabilidade, por isso é feito em conjunto com outras entidades parceiras, como associações, com apoio do Emater, da Secretaria de Agricultura e da Câmara Setorial dos Territórios dos Cocais

Regina Silva Souza, secretária de Assistência Social do Município, explica que o critério de distribuição prioriza as pessoas que são atendidas pelas famílias acompanhadas pela secretaria, de todos os setores, por meio do CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Criança Feliz, entre outros programas da secretaria.“Também estendemos a distribuição para outras famílias que não são assistidas pela secretaria porque compreendemos que a zona rural e bairros mais carentes precisam. Aproveito a oportunidade para agradecer em nome da equipe, ao governador Wellington Dias, ao deputado Francisco Limma, a prefeita Vilma e ao secretário Hérbert Buenos Aires pelo apoio, pela luta na busca de recursos para esta ação. Sem dúvida é uma das maiores ações dentro do Festival do Peixe", afirmou Regina.

Maria do Carmo mora no bairro Batista de Amorim e disse que os 4 kg de peixe que está levando vão ajudar muito no cardápio da semana.A amiga Franciene da Silva acrescenta o peixe que costuma comprar custaria R$ 12 reais o kg, portanto “já é uma boa economia, sem contar que podemos acrescentar verduras e temperos para ficar mais gostoso e render mais uns dias”.

A prefeita Vilma Amorim ressalta que o peixe é oriundo do PAA e todo de piscicultores do município, que fornecem sempre na Semana Santa e nesse período. “As famílias já se preparam para este momento, são selecionadas previamente pela equipe da Secretaria de Assistência Social, que já faz este acompanhamento juntamente com agentes de saúde que conhecem a realidade destas pessoas. Portanto, todas são acompanhadas pela prefeitura, pessoas carentes que sabem que este peixe que estão recebendo no dia de hoje faz uma diferença muito grande”, pontuou a gestora.

A 5ª edição do Festival do Peixe, que também têm o apoio da Secult, já faz parte do calendário de piscicultores/as da região e turistas do estado, encerra neste domingo(28) e foi marcado por palestras, apresentações culturais com atividades promovidas pela COJUV (Coordenadoria da Juventude).

Últimas Ver Todas