Ter, 17 de Set de 2019

43º Encontro Nacional de Folguedos começa nesta quarta-feira (21) na Vila Olímpica do Albertão

QUA, 21 DE AGOSTO DE 2019 14:07:47

Começa hoje (21) o 43º Encontro Nacional de Folguedos, que se estende até o domingo, 25 de agosto, na Vila Olímpica do Albertão. Dentre as atrações confirmadas no palco principal, estão a cantora Paula Fernandes, Solange Almeida, Banda Calcinha Preta, além dos artistas piauienses Soraya Castelo Branco, João Cláudio Moreno e Flávio Moura, Gonzaga Lu, dentre outros. A programação inicia às 19h, e será aberta pelo trio piauiense Melhor de Três.

“O Encontro Nacional de Folguedos é tudo aquilo que circula em torno da Vila Olímpica do Abertão, não só a cultura, como também toda a economia criativa. Além disso, é um momento de comunhão em que fazemos com que a cultura do Piauí se encontre com a de outros locais, mostrando a riqueza cultural extraordinária que nosso Estado possui”, ressalta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Com o tema “Entre fitas e encantos”, o 43º Encontro de Folguedos simboliza o poder das fitas e das cores, que estão presentes em diversas manifestações como as Fitinhas do Senhor do Bonfim, a Dança das Fitas, e o Bumba Meu Boi, tão característico na cultura piauiense.

Este ano, o evento homenageia pessoas que foram fundamentais na inserção e criação dos Folguedos, e que por muitos anos fizeram o encontro ser um dos maiores eventos culturais do Brasil.

O Palco das tradições homenageia a ex-diretora da Secult Ana Alaíde, que faleceu este ano, e participou ativamente da criação e organização do evento, durante várias edições. A programação deste palco inicia também às 19h, com apresentação de repentistas, grupos de cultura afro, bumba meu boi e quadrilhas.

O palco principal faz homenagem ao decorador Ulisses Lustosa, e a praça de alimentação ganhou o nome de Gerson Mourão, também ex-funcionário da Secretaria de Cultura.

O Encontro Nacional de Folguedos é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e já acontece desde 1974. Sua história e consolidação estiveram associadas ao fortalecimento das manifestações folclóricas piauienses.



PROGRAMAÇÃO/PALCO ULISSES LUSTOSA



Quarta-feira (21.08)

19h – Melhor de Três

20h30 – Moleka Sem Vergonha

22h – Paula Fernandes

00h – Calcinha Preta



Quinta-feira (22.08)

19h – Gonzaga Lu

20h30 – Marco Julião

22h – Gleydson Gaviões

00h – Toca do Vale



Sexta-feira (23.08)

19h – Kangas do Forró

20h30 – Ney Alves

22h – Conde do Forró

00h – Tony Guerra e Forró Sacode



Sábado (24.08)

19h – Luketa

20h30 – Júnior Masca

22h – Fabrícia e Banda

00h – Solange Almeida



Domingo (25.08)

19h – Muleke Doido

20h30 – Bill Bala

22h – Forró dos Plays

00h- Taty Girl



Últimas Ver Todas