Seg, 21 de Out de 2019

Professor de Moçambique discute a África a partir da visão dos africanos em evento na Uespi

A palestra com o tema “Olhares sobre África”, ministrada por Tendai Chingore, professor e pesquisador da Universidade Tecnológica de Moçambique.

SEX, 27 DE SETEMBRO DE 2019 16:39:08

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição (Sankofa), promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), uma palestra com o tema “Olhares sobre África”, ministrada por Tendai Chingore, professor e pesquisador da Universidade Tecnológica de Moçambique.

Segundo a organização, a atividade teve como objetivo trazer reflexões sobre a África e sua diáspora, num espaço de debate sobre a força da escravidão nas Américas, mas, sobretudo, a resistência dos africanos. Outro ponto discutido foi a visão da África a partir dos africanos, preterindo a visão eurocêntrica sobre o continente.

Segundo a coordenadora do Sankofa Uespi, professora Iraneide Soares, a atividade objetivou, também, trazer para o campo acadêmico os debates que os movimentos sociais negros e de mulheres negras já fazem há anos buscando uma compreensão da dinâmica social proposta pelo povo negra que destoa da linguagem imposta pela Europa colonizadora.

“São temas e assuntos de suma importância para se compreender a história do continente africano e do Brasil na diáspora africana, visto que era o país com a maior população de descendentes de africanos fora da África”, finaliza a coordenadora.

Autoria: Clayton Gomes