Sáb, 16 de Nov de 2019

Escolas da rede estadual realizam homenagens a professores

QUI, 17 DE OUTUBRO DE 2019 15:19:04

O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, teve grande destaque junto aos alunos da rede estadual da educação. Nas escolas, os estudantes puderam desenvolver uma série de atividades em virtude da data.



De acordo com Marcus Marcelo, diretor da Unidade Escolar Florisa Silva, unidade localizada no bairro Angelim, zona Leste de Teresina, a ideia era surpreender os professores onde tiveram oportunidade de sentar e se sentirem aprendizes, fato emocionante para eles. "Os professores se sentiram na possibilidade do saber e do aprender, bem como se sentiram valorizados pelos alunos que chegaram e deixaram suas mensagens de amor e admiração", afirma.

"Essa é uma homenagem para agradecer pelo trabalho que desenvolvem não somente o profissional, mas o tempo pessoal que dispensam aos nossos alunos com carinho, atenção e o cuidado. Nós queremos agradecê-los pelo trabalho que desenvolvem em nossa escola, pois o importante é possibilitar um aprendizado que seja significativo e aqui temos essa possibilidade com essa equipe como professores nota 10", acrescentou.

Já no Ceti Didacio Silva, localizado no bairro Itararé, também na capital, os professores foram recebidos com café da manhã. Para a diretora, Tetê Silva, o Dia do Professor não é comemorado apenas pelo profissional que ensina, mas por todos os envolvidos na educação. "Esta troca com o aluno, em que os professores ensinam e, simultaneamente, aprendem com os estudantes, é a grande magia da educação", disse.

Os professores do Ceti Professor Darcy Aarújo, escola do bairro de Fátima, também receberam homenagem. "Nada mais fundamental, indispensável e nobre do que a atividade do magistério. Parabéns professores, pela data, e que continuem emprestando a sua dedicação e a sua vocação em benefício da educação, das crianças, jovens e adultos", finalizou a diretora, Verônica Matias.

Durante toda semana as escolas estão realizando uma vasta programação em comemoração ao Dia do Professor.

Dia dos Professores
A data não foi escolhida por acaso: 15 de outubro é, tradicionalmente, o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação durante a Contrarreforma.

A data também faz referência ao dia em que D. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje que é conhecida como Ensino Fundamental) a ensinar para meninas e meninos, a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Cento e vinte anos depois, a data foi transformada em feriado: em 1947, Salomão Becker, um professor paulista, sugeriu que em 15 de outubro fosse dado aos professores um dia de folga, pois o segundo semestre escolar era extenso - durante o período, que ia de 1º de junho a 15 de dezembro, os profissionais contavam com apenas dez dias de folga.

Autoria: Michele Furtado