Dom, 08 de Dez de 2019

Alepi homenageia 20 anos da Articulação Semiárido Brasileiro nesta terça (12)

SEG, 11 DE NOVEMBRO DE 2019 13:53:10

Para celebrar os 20 anos da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza Sessão Solene, nesta terça-feira (12), a partir das 10h. O requerimento é de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT).



A ASA é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto de convivência com o semiárido. É uma rede formada por sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas.



“O papel da ASA é de conectar pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. Essa mobilização fortalece a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável referenciado em valores culturais e de justiça social”, explica o deputado Francisco Limma (PT).



No Piauí, a articulação começou a defender a proposta de convivência com o semiárido pela defesa do direito à água. A construção de cisternas tem sido um exemplo positivo promovido pelas entidades em parceria com ONGs, Governo do Estado, Prefeituras e órgãos públicos. Os beneficiários são famílias rurais de baixa renda que não dispõem de fonte de água ou meio adequadas de armazená-la.



Fazem parte do movimento camponesas e camponeses, agricultores e agricultoras, indígenas, quilombolas e a diversidade de povos e comunidades tradicionais em torno da agroecologia. “A Assembleia Legislativa do Piauí tem a honra de celebrar os vinte anos dessa importante articulação, convidando os seus representantes e os movimentos que atuam na convivência com semiárido piauiense”, reforça Limma.