Dom, 08 de Dez de 2019

Festival da Uva começa nesta sextacom Biquíni Cavadão

QUI, 14 DE NOVEMBRO DE 2019 13:58:21

A 7ª edição do Festival da Uva de São João do Piauí começa nesta sexta-feira (15) com apresentações das bandas Biquíni Cavadão, Casadões do Forró, Dandinha e Banda, entre outras atrações. No sábado (16), quem se apresenta é o piauiense Chambinho do Acordeon, Solange Almeida e a banda Araketu.

O evento nasceu com o objetivo de incentivar a produção da fruticultura irrigada, especialmente da uva, propiciar o empreendedorismo e o desenvolvimento da cidade, a geração de emprego e renda, e o turismo do município, que está localizado no Território Serra da Capivara, além de proporcionar atividades culturais à população.

“Além da parte cultural, que é importante, o que São João tem, permite que tenhamos hoje o maior parque de energia solar do Piauí e um dos maiores do Brasil. Essa luminosidade também contribui na produção das uvas, visto que é possível fazer três produções de uvas por ano, diferente de outros locais que produzem apenas uma vez anualmente”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.



A produção de uva na região começou em 2007, no Assentamento Marrecas, e desde o ano de 2009, o Festival reúne várias vertentes econômicas, inclusive do agronegócio da uva e de outras frutas, e ainda movimenta a gastronomia e o artesanato.

Este ano o evento busca dar visibilidade também a diversidade da produção da agricultura familiar e viabilizar a comercialização transformando o produtor rural em protagonista, com uma feira Territorial que promete trazer a variedade da produção agrícola e cultural dos municípios que compõem o território. A feira irá funcionar nos dois dias no evento.

A cidade de São João também possui grande atrativo para a produção de energia renovável, algumas empresas de energia solar já estão sendo instaladas na região.

O 7º Festival da Uva é uma realização do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de São João do Piauí, com apoio de diversos órgãos como Sebrae, Codesvasf, Secult, Setur, CCOM, Emater, Adapi, Assentamento Marrecas, Fruticultura Coelho, entre outros.



Programação

15/11

Frank Sabbá

Dom Breguête

Dandinha e Banda

Biquíni Cavadão

Casadões do Forró

Maria Dos Prazer (Show de humor)



16/11

Luiz Yule

Chambinho do Acordeon

Solange Almeida

Araketu

Muleke Doido