Seg, 06 de Jul de 2020

Prefeitura de São João do Arraial monta estrutura para atender pacientes com covid-19

SÁB, 23 DE MAIO DE 2020 11:47:12

Apesar de, até o momento, não haver nenhum caso de covid-19 diagnosticado no município de São João do Arraial, a Prefeitura preparou uma infraestrutura para receber pacientes com sintomas suspeitos da doença. A sala exclusiva foi montada com três leitos na Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS) e está preparada para realizar a triagem, a avaliação dos sintomas e o tratamento adequado dos pacientes.




De acordo com Eluane Leal, coordenadora de Saúde do município, reservar um local exclusivo para permanência de pacientes suspeitos ou confirmados é uma medida fundamental para o enfrentamento da doença.




“Os leitos já estão prontos para atender os pacientes que estejam com sintomas leves ou moderados da doença. Quando for necessário suporte respiratório, os pacientes serão encaminhados para os Hospitais de Referência em tratamento para covid-19”, relata Eluane Leal.




A UBAS de São João do Arraial, pensando na segurança de todos, também adaptou o fluxo da circulação interna para continuar bem atendendo a população, mesmo se houver casos suspeitos ou confirmados da covid-19 em observação. A secretária municipal de Saúde, Alcioneide Lopes, fala sobre a importância dessa ação.




“Esta é mais uma das medidas que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Prefeitura, implementou nas ações de combate ao coronavírus. A nossa intenção é fazer com que o paciente, suspeito ou confirmado, tenha o melhor tratamento, garantindo uma boa recuperação e a segurança de seus familiares”, pontua a secretária.


A instalação dos leitos específicos é uma medida que chega para proporcionar mais segurança e tranquilidade para a população de São João do Arraial. Para Vilma Lima, prefeita do município, as ações de combate ao vírus precisam acontecer desde a entrada da cidade até o interior de cada residência.



“Já estamos atuando com barreiras sanitárias nos pontos de acesso da cidade e contamos também com os serviços de sanitização de veículos e dos locais de grande fluxo de pessoas. Essa é mais uma medida que usamos para evitar que o vírus chegue, visto que os casos confirmados da covid-19 nos municípios vizinhos têm deixado os sãojoanenses preocupados. Estamos trabalhando e pedimos o apoio de todos para enfrentar essa pandemia”, frisa a prefeita Vilma Lima.



Os equipamentos e mobília do quarto exclusivo foram adquiridos com os recursos enviados pelo Ministério da Saúde, de acordo com estabelecido pela Portaria nº 774, de 9 de abril de 2020, relacionados à atenção primária, à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do coronavírus.

Últimas Ver Todas