Sáb, 30 de Mai de 2020
Educação

Falha em inscrição no Sisu afetou até 600 mil participantes, diz MEC

Governo diz que houve 'problema de sincronização entre bases de dados'. Candidatos não conseguiram fazer login; prazo vai até quinta (1º).

TER, 30 DE MAIO DE 2017 11:00:36

O Ministério da Educação (MEC) diz que uma falha em sua base de dados afetou até 600 mil pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que estão aptas a disputar vagas em universidades públicas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2017.



O Sisu seleciona, até quinta-feira (1º), alunos para mais de 51 mil vagas em cursos superiores. As inscrições começaram nesta manhã (veja calendário completo abaixo).

Estudantes afetados pela falha recebiam a mensagem "dados inválidos" quando tentavam acessar o Sisu. O MEC diz que quem teve dificuldade deve alterar a senha no site www.enem.inep.gov.br/participante para solucionar o problema.

Origem do problema

Segundo o MEC, foi identificada nesta manhã uma falha de "sincronização entre as bases de dados do MEC e do INEP". A pasta diz que o entrave já foi resolvido.
Ainda de acordo com a pasta, o número de potenciais candidatos afetados é de até 600 mil, e eles já estão recebendo informações por e-mail ou SMS sobre a necessidade de troca de senha.


"Além disso, foi inserida no sistema de inscrição uma mensagem específica para eles, redirecionando esses participantes a acessarem o site do INEP para realizar a atualização necessária", informou o MEC em nota. A pasta nega relação entre este problema e o verificado na primeira edição do Sisu neste ano.

Calendário do Sisu 2017.2
Inscrições: 29 de maio a 1º de junho
Chamada regular: 5 de junho
Lista de espera: 5 de junho a 19 de junho
Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho
Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho