• Banner
  • Banner

Após atuação do MPPI, nova ponte que liga os municípios de Alto Longá e Beneditinos é construída

Após Termo de Ajustamento de Conduta, feito pelo Ministério Público do Piauí, o município de Alto Longá cumpriu o compromisso de construção de uma nova Ponte sobre o Rio Canabrava (que liga os municípios de Alto Longá e Beneditinos). A ação foi assinada em março deste ano, pela promotora de Justiça Denise Costa Aguiar.

No documento, emitido pela Promotoria de Justiça de Alto Longá, consta que, após instauração de Inquérito Civil, foi verificado a existência de irregularidades na estrutura física da ponte. Ainda em janeiro de 2022, a Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do MPPI encaminhou relatório de vistoria técnica realizada na ponte sobre o Rio Canabrava. No relatório, o engenheiro responsável afirmou que, pela aparência e idade da estrutura, não foram constatados indícios de que a obra tenha sido projetada por profissional habilitado e de acordo com as orientações das normas vigentes.


Dentre as irregularidades, foi constatado que a ponte vibrava ao ser utilizada, as vigas de sustentação possuíam dimensões diferentes e existência de fissuras. Notou-se, ainda, manchas escuras saindo da região de apoio, o qual foi entendido como material orgânico em decomposição naquela região.



Diante desse cenário, o MPPI realizou audiências com a Prefeitura do município a fim de deliberar a construção de uma nova ponte. Na ocasião, o município de Alto Longá assumiu o compromisso de inspecionar a ponte existente a cada 30 dias, fazendo a manutenção recorrente da ponte, especialmente após chuvas grandes, com envio de laudos de inspeção ao Ministério Público. A promotoria destaca que a nova ponte já se encontra construída e apta para a passagem de veículos e pessoas.

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI