Especialista dá dicas para comprar um imóvel na planta sem dores de cabeça
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Publicado: Quarta, 17 Mai 2023 11:47
O incorporador Jamil Rahme, considerado a maior referência do Brasil no setor, estará em Teresina nos dias 18 e 19 de maio
Considerado uma das maiores referências do Brasil em incorporação imobiliária, o professor universitário Jamil Rahme, engenheiro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dá dicas infalíveis para comprar um imóvel com segurança. No momento de adquirir um bem tão valioso, muitas pessoas acabam acumulando uma série de dúvidas.
Os pré-requisitos para uma compra segura, por exemplo, é a principal interrogação de qualquer pessoa na hora de adquirir um imóvel ainda na planta. A escolha de um empreendimento que não vai dar uma dor de cabeça no futuro parece uma tarefa difícil. No entanto, com algumas dicas simples é possível evitar problemas.
Algumas dicas já são conhecidas pelo grande público. Estude bem a incorporadora que você está negociando, veja o portfólio e os projetos que ela já entregou. Além disso, é preciso ter atenção ao memorial descritivo e lembrar de formalizar todas as transações em um cartório imobiliário.
Mas o principal ponto é a escolha de um imóvel que já tenha o chamado registro de incorporação, o famoso RI. "Com o RI, quer dizer que o empreendimento é perfeitamente jurídico. Isso garante segurança ao cliente ao adquirir um imóvel", revela Jamil Rahme, expert no assunto com mais de 30 anos de trabalho com incorporação de imóveis e mais de 120 empreendimentos de sucesso em todo o Brasil.
Jamil Rahme explica que outro ponto importante a ser observado é o chamado "patrimônio de afetação". A principal função desta ferramenta jurídica é de dividir as contas entre a incorporadora e o empreendimento. Isto protege os investidores em caso de falência e evita que o recurso da obra tenha outra destinação. "Isso quer dizer que o cliente tem a segurança de que o empreendimento será 100% entregue", acrescenta.
O regime de patrimônio de afetação assegura direitos do cliente. "É um poderoso instrumento à disposição do incorporador para assegurar aos compradores a saúde financeira e a efetiva construção de suas unidades autônomas, além de permitir acesso aos benefícios tributários do regime especial de tributação", aponta o engenheiro e professor universitário Jamil Rahme. Ele vai ministrar uma palestra para corretores de imóveis na sede do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) na sexta-feira (19), mas antes, na quinta, participa de um lançamento imobiliário.
Incorporação imobiliária: um caminho sem volta em Teresina
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários (ABRAINC), mais de 60% dos empreendedores imobiliários esperam que 2023 seja melhor que 2022. O Banco Central também aponta alta do setor, embora a taxa de juros encareça o produto. No entanto, as possibilidades do modelo de incorporação são infinitas e, em muitos casos, os investidores podem iniciar empreendimentos sem nem ao menos colocar a mão no bolso.
Neste panorama, o modelo de incorporação, hoje, é um caminho sem volta. E Teresina é um campo fértil para este tipo de negócio por vários motivos. O primeiro deles é a constante valorização imobiliária da capital, tornando a compra de um apartamento um modelo de investimento seguro a médio e longo prazo. Além disso, é um modelo útil para sanar um problema que atinge todo o Brasil: o déficit habitacional. Em Teresina, 9% da população, ou 32 mil pessoas, não possuem residência.
O modelo de incorporação é o futuro com experiências exitosas e que podem ser replicadas em diversos âmbitos e faixas de renda. Assim é possível garantir moradia para todas as classes sociais.
p>