• Banner
  • Banner

Parlamento do Futuro: Alepi aprova em plenário proposta do Deputado Limma


A ideia é aproximar estudantes da Assembleia Legislativa e promover a formação política de jovens cidadãos

O deputado estadual Francisco Limma teve o projeto do "Parlamento do Futuro" aprovado pelos colegas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em sessão plenária desta terça-feira (5). A ação  vai permitir que estudantes vivenciem o cotidiano do Parlamento piauiense e entendam melhor sobre democracia, status essencial para o exercício da cidadania em sociedade.

O “Parlamento do Futuro", será executado pela Escola do Legislativo do Piauí e sua implementação deverá estimular o envolvimento dos estudantes, que vão exercer o Parlamento por três dias. "Vai ter uma simulação da eleição, da discussão de projetos que vêm até o parlamento. É uma ideia que inclui cidadania, democracia e que envolve a relação do parlamento com a sociedade. A Escola do Legislativo, a qual sou presidente, apresentou a proposta à Mesa Diretora, que foi aprovada pelas Comissões da Casa e transformada em lei", explica o deputado Francisco Limma.

Em um processo semelhante às eleições para deputados, as 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) vão realizar um processo eleitoral para escolher 30 alunos dos 12 territórios de desenvolvimento do Estado. Eles vão vivenciar a experiência de ser um parlamentar e entender, na prática, como funciona a Assembleia Legislativa do Piauí e o modelo de democracia aplicado no Brasil.

Limma destaca que o Parlamento do Futuro é uma experiência educativa e que colabora também com uma série de outras para o fomento da área no estado. “O governador Rafael Fonteles tem estimulado, inclusive com incentivo financeiro a escolas, servidores e alunos com destaque no Ideb e outros indicativos de avaliação da educação. É estímulo a boa concorrência para quem se destaca de maneira positiva”, destaca.