• Banner
  • Banner

Mais Saúde: projeto da Corregedoria leva exercícios físicos a magistrados(as) e servidores(as)

Visando proporcionar um ambiente mais harmônico e comprometido com o bem-estar de magistrados(as) e servidores(as), a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) desenvolveu o projeto Mais Saúde, voltado na prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), do público interno das unidades administrativas da CGJ-PI.

 Atuando com acompanhamento profissional, o Mais Saúde proporciona, dentro da rotina de trabalho, uma curta pausa para alongamentos e exercícios físicos que visam melhorar as tensões musculares e o humor dos colaboradores, garantindo uma maior efetividade e empenho no desenvolvimento de suas atividades.

“Um dos compromissos de nossa Corregedoria é podermos proporcionar uma melhor qualidade de vida no trabalho aos nossos magistrados(as) e servidores(as), buscando oferecer serviços que atuam diretamente em sua rotina de trabalho. O Mais Saúde foi desenvolvido para focar no equilíbrio biopsicossocial do público interno da Corregedoria, através de curtas pausas no trabalho para exercícios com acompanhamento de um educador físico, evitando possíveis lesões físicas e estresses musculares”, afirma o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão.

Para Rodolfo Soares, profissional de Educação Física, os exercícios são fundamentais para dinamizar os trabalhos individuais do coletivo, uma vez que são benéficos para a saúde física e mental dos colaboradores.

 “Esses momentos de pausa no expediente do trabalho são essenciais para que o(a) magistrado(a) e o servidor(a) possam ter tanto um descanso mental, como também um respiro ao corpo, pois, com a repetitividade do trabalho diário, é necessário alongamentos e exercícios em regiões que a musculação fica tensionada. Estas ocasiões não apenas melhoram o humor e a disponibilidade física dos colaboradores, mas também funcionam como excelentes ferramentas para a eficácia organizacional e a integração coletiva do setor”, explica o profissional.

Atuando em mais de 20 setores administrativos vinculados ao prédio histórico do Judiciário piauiense, o projeto Mais Saúde cumpre os Macrodesafios III ‒ Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, ao buscar elevar a eficiência na realização dos serviços judiciais e extrajudiciais; Macrodesafio VII ‒ Promoção da Sustentabilidade, aperfeiçoando as ações que estimulam a qualidade de vida no ambiente de trabalho; e o Macrodesafio X ‒ Otimização da Gestão de Pessoas, ao contemplar ações relacionadas à valorização dos servidores, à humanização nas relações de trabalho, à promoção da saúde, e ao aprimoramento contínuo das condições de trabalho ‒ do Poder Judiciário para o período de 2021 a 2026.