• Banner
  • Banner

Proposta da Alepi define por adiamento do reajuste na tarifa do transporte intermunicipal da Grande Teresina

 

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), os deputados Francisco Limma (PT), Warton Lacerda (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade) e Franzé Silva (PT), ouviram gestores públicos, representantes de diversas entidades e usuários do serviço de transporte intermunicipal e definiram pela proposta de adiamento do novo reajuste tarifário. Dentre os encaminhamentos, está a suspensão do reajuste previsto para junho deste ano, de 6,7%, até que se verifique o índice correto.
 
O deputado Francisco Limma (PT) confirmou que a Assembleia Legislativa do Piauí está buscando meios para auxiliar os usuários do transporte intermunicipal com medidas que sejam razoáveis e aplicáveis para todos que formam a rede deste serviço. “Precisamos analisar um mecanismo de subsidiar a redução do custo da passagem para quem usa o transporte intermunicipal de forma mais sistemática. Além disso, será estudada a possibilidade de estabelecer um fundo de compensação financeira para os transportadores”.

Na Alepi também está em tramitação, o Projeto de Lei Ordinária do Governo do Piauí, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, com a finalidade de modernizar a legislação do setor. Limma explica ainda que deverá ser apresentado um projeto de indicativo de lei capaz de afunilar as discussões para elaboração de um Plano Diretor que precisa ser aprovado, sobretudo, para definir também a questão das concessões e renovações, com base em dados concretos sobre os números que compõe toda a planilha de custos do sistema.

“Estamos otimistas e comprometidos em seguir acompanhando o desenvolvimento dessas soluções para garantir um transporte intermunicipal mais justo e eficiente para todos”, pontua o deputado Limma.